Conclusão
Esperemos que tenhas gostado do nosso trabalho e que, mais importante, tenhas adquirido conhecimento acerca da imunodeficiência no âmbito da Imunidade e Controlo de Doenças.
Para nós, a execução deste portfólio, restrito a este tema, revelou-se bastante interessante e diferente de todos os trabalhos já realizados ao longo do nosso percurso no ensino secundário, pois:
- permitiu-nos explorar ferramentas online que nos eram desconhecidas;
- ajudou-nos a entender a matéria em questão de forma invulgar e interativa;
- estimulou a nossa capacidade de trabalhar em grupo.
O facto de nos ter sido dada a oportunidade de escolher um de entre os diversos temas incluídos na unidade Imunidade e Controlo de Doenças, que o manual apresentava, ofereceu-nos um sentido de autonomia significativo que foi sendo cultivado ao longo das aulas em que organizámos o portfólio.
Assim, esperemos que a informação exposta tenha sido, de alguma forma, útil e interessante para todos os que tiveram a oportunidade de ler este trabalho. Através da elaboração deste portfólio, pretendemos que sejam capazes, assim como nós, de compreender a importância do sistema imunitário para a manutenção da espécie humana e ter, simultaneamente, uma maior perceção dos avanços científicos que estão a ser feitos nesta área. Em relação à imunodeficiência, tencionamos que as informações tenham sido relevantes e que vos ajudem a compreender o impacto negativo que a imunodeficiência congénita e adquirida possuem na vida de milhões de pessoas. As doenças não devem ser encaradas, em nenhum momento, de modo leve e supérfluo. Deste modo, pretendemos conscientizar que não somos imunes a todas as doenças e, por isso, estamos expostos a agentes patogénicos que podem ser fatais tanto para a nossa vida quanto para a vida dos outros.
Deixamos, a seguir, um questionário para vocês avaliarem o nosso trabalho e até tirarem alguma dúvida!
Obrigada por lerem o nosso trabalho!
Até breve!
